Em que Cremos

Resumo doutrinário da Orthodox Presbyterian Church


O nosso sistema de doutrina é a Fé Reformada, que também é chamada de Calvinismo (porque Calvino foi o mais importante expoente dela durante o período da Reforma). Ela reúne as mais importantes doutrinas ensinadas na Bíblia. Estas doutrinas estão afirmadas na Confissão de Fé de Westminster e no Catecismo Maior e Breve Catecismo de Westminster (contendo as referências bíblicas). O nosso sistema de doutrina está resumido nos parágrafos seguintes:
A Bíblia foi inspirada por Deus, sendo totalmente confiável e sem erro. Por isso, devemos crer e obedecer os seus ensinos. A Bíblia é a única fonte de especial revelação para a Igreja hoje.
O único Deus verdadeiro é pessoal, e está além da nossa compreensão. Ele é espírito invisível, completamente auto-suficiente e ilimitado pelo tempo e espaço, perfeitamente santo e justo, e amoroso e misericordioso. Na unidade da Divindade há três “pessoas”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Deus criou os céus e a terra, e tudo o que neles há. Ele os sustenta e governa de acordo com a sua eterna vontade. Deus é soberano (em completo controle), e isto não diminui em nada a responsabilidade humana.
Por causa do pecado do primeiro homem, Adão, toda a raça humana é corrompida por natureza, está morta no pecado, e sujeita à ira de Deus. Mas Deus determinou, através de uma aliança da graça, que pecadores podem receber o perdão e a vida eterna, mediante a fé em Jesus Cristo. A fé em Cristo sempre foi o único meio de salvação, tanto no período do Antigo Testamento como no Novo Testamento.
O Filho de Deus tomou para si uma natureza humana no ventre da virgem Maria, de modo que em seu filho Jesus as naturezas divina e humana estão unidas em uma única pessoa. Jesus Cristo viveu uma vida impecável e morreu sobre uma cruz, suportou os pecados, e recebeu a ira de Deus por causa de todos que confiam nele para a salvação (somente os seus escolhidos). Ele ressuscitou da morte e subiu aos céus, onde está assentado com Senhor e rege sobre o seu Reino (a Igreja). Ele retornará para julgar os vivos e mortos, conduzindo o seu povo (com corpos ressuscitados e gloriosos) para a vida eterna, e enviando o ímpio para a punição eterna.
Aqueles a quem Deus predestinou para a vida são eficazmente atraídos para Cristo por uma obra interna do Espírito, quando eles ouvem o evangelho. No momento em que eles crêem em Cristo, Deus os declara justos (justificando-os), perdoando-lhes os seus pecados e aceitando-os como justos, não por causa de alguma justiça pessoal, mas através dos méritos de Cristo que lhes são imputados. Eles são adotados como filhos de Deus e habitados pelo Espírito Santo, que os santifica, capacitando-os a cessar com o pecado e a agir justamente. Eles se arrependem dos seus pecados (tanto na conversão como posteriormente), produz boas obras como fruto da sua fé, e perseveram até o fim em comunhão com Cristo, tendo a certeza da sua salvação.
Os crentes empenham-se em guardar a lei moral de Deus, que é o sumário dos Dez Mandamentos, não para alcançar a salvação, mas porque eles amam o seu Salvador e desejam obedecê-lo. Deus é o Senhor da consciência, de modo que os homens não devem crer ou fazer algo contrário, ou adicionar à Palavra de Deus, em matéria de fé e adoração.
Cristo estabeleceu a sua Igreja, e igrejas particulares, para reunir e aperfeiçoar o seu povo, por meio do ministério da Palavra, os sacramentos do batismo (que é administrado aos crentes e também aos seus filhos) e a Ceia do Senhor (na qual o corpo e sangue de Cristo estão representados espiritualmente presentes para a fé dos que crêem), e a disciplina dos membros que se encontram em erro, de doutrina ou vida. Os cristãos se reúnem no Dia do Senhor para adorar a Deus, pela oração, ouvindo a Palavra de Deus pela pregação, cantando salmos e hinos, e recebendo os sacramentos.

Extraído de www.opc.org/beliefs.html em 27/06/2006.
Tradução: Rev. Ewerton B. Tokashiki


www.iglesiareformada.com
Biblioteca